iFood usa sacola sem plástico feita de embalagem reciclada

Saiba como embalagens de comida usadas no Rock in Rio viraram sacolas para entregar compras em São Paulo

Durante o mês de abril, está circulando por São Paulo uma nova sacola sem plástico no delivery do iFood, em compras feitas nas lojas Express. Elas são feitas de papel, e ele foi reciclado de embalagens sustentáveis usadas na área de alimentação do Rock in Rio 2022.

Seguindo os princípios da economia circular —que incentiva o reaproveitamento dos materiais para reduzir ao máximo o lixo e o desperdício—, o iFood e a Suzano fizeram uma parceria para inovar na fabricação de um papel 100% reciclável em embalagens de comida. 

Depois de usadas, elas foram descartadas corretamente no festival, e voltaram para as fábricas da Suzano para serem transformadas em sacolas para o delivery (confira, abaixo, esse processo: é só clicar na seta no canto direito inferior de cada foto).

Economia circular: como as embalagens viraram sacolas

Essa história começa em 2021, quando o iFood assumiu o compromisso de zerar a poluição plástica no delivery até 2025. No mesmo ano, a empresa lançou, em parceria com a Suzano, o Desafio Embalagem do Futuro.

A Suzano desenvolveu um papel totalmente reciclável, sem filme plástico na composição. Então o desafio era incentivar profissionais a desenvolver embalagens próprias para o delivery de alimentos de forma prática, segura e sustentável.

Incentivo à reciclagem

Em 2022, a Suzano e o iFood resolveram lançar essa embalagem no Rock in Rio e disponibilizaram mais de 230 mil embalagens feitas com papel 100% reciclável na Gourmet Square do festival.

Depois de usadas, as embalagens poderiam ser descartadas em máquinas de coleta especiais espalhadas pela Cidade do Rock. Elas tinham uma tela sensível ao toque para indicar, passo a passo, como fazer o descarte.

Como as embalagens tinham um código de barras, quem fazia o descarte corretamente ganhava um brinde.

Depois do evento, as embalagens coletadas passaram por um tratamento (para limpar resíduos de comida) e foram enviadas novamente para a fábrica da Suzano para fazer parte desse novo material. 

Assim, elas se transformaram em um novo papel, utilizado para criar a sacola sem plástico para o iFood. Em abril, elas estão sendo usadas no delivery de compras em algumas lojas Express na Grande São Paulo.

“Foi uma experiência interessante que fizemos com um grande evento. Conseguimos mostrar que é possível ter uma embalagem sustentável muito boa, funcional e que traga uma experiência agradável para os consumidores”, avalia Fabiane Staschower, especialista de meio ambiente do iFood. 

Ela conta que essa foi uma boa oportunidade de mostrar como é possível reduzir o uso do plástico nas operações de delivery sem perder qualidade e ainda transformar esses materiais em outros. “É também uma maneira de educar os consumidores e os restaurantes para o uso de novos materiais”, diz Fabiane.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas