Mobilidade urbana e delivery: um panorama sobre entregadores e motoristas com aplicativos

Com dados inéditos de 99, iFood, Uber e Zé Delivery, pesquisa mostra quem são e quanto ganham entregadores e motoristas do Brasil

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) apresentam a pesquisa inédita Mobilidade urbana e logística de entregas: Um panorama sobre o trabalho entregadores e motoristas com aplicativos. A pesquisa tem como objetivo qualificar a discussão pública, suprindo as lacunas de pesquisas anteriores. Trata-se do primeiro estudo no Brasil que reúne dados administrativos das maiores empresas do segmento de mobilidade associadas à Amobitec.

O estudo analisou dados de corridas e entregas fornecidos iFood, 99, Uber e Zé Delivery, todas empresas associadas à Amobitec. Além disso, 3.025 entregadores e motoristas foram entrevistados para a pesquisa. Pesquisadores tiveram acesso a registros administrativos das empresas sobre o ganho dos trabalhadores e a quantidade de horas realizando viagens ou entregas no Brasil.

Confira, a seguir, cada um dos macrotemas do estudo com o recorte de entregadores:

Realizadores e patrocinadores

Amobitec (patrocinador)
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) reúne empresas líderes no desenvolvimento e utilização de soluções tecnológicas inovadoras de mobilidade urbana, com atuação em serviços de transporte individual e de entregas, e também no transporte rodoviário de passageiros, por meio de plataformas de intermediação de viagens de ônibus.


Cebrap (realizador)
Instituto de pesquisa científica e aplicada, fundado em 1969 por um grupo multidisciplinar de professores afastados da universidade pela ditadura militar. Carrega nas suas práticas contemporâneas a essência dos impulsos de sua criação: é um espaço de produção de conhecimento crítico e independente.
Hoje o Cebrap é um centro de pesquisa globalizado, com cerca de 40 pesquisadores permanentes e 80 associados. Encontra-se entre os principais think tanks em políticas públicas, segundo estudo da University of Pennsylvania.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ESTUDO COMPLETO

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A VERSÃO RESUMIDA

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas