Delivery sustentável: saiba o que são as entregas feitas preservando os recursos do planeta

Afinal, além de ser bom para o planeta, os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes buscando produtos e serviços de empresas sustentáveis. Entenda tudo sobre o delivery sustentável, como funciona, quais são os benefícios e como adotá-lo no dia a dia.

Ter um delivery sustentável está deixando de ser um diferencial para ser um item obrigatório. 

Afinal, além de ser bom para o planeta, os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes buscando produtos e serviços de empresas sustentáveis. 

Portanto, entenda tudo sobre o delivery sustentável, como funciona, quais são os benefícios e como adotá-lo no dia a dia.  

O que é delivery sustentável?

Delivery sustentável é uma modalidade de entrega cujo propósito é a sustentabilidade por meio do uso de embalagens ecologicamente corretas, transportes não poluentes – como bicicletas e veículos elétricos. Além disso, há o incentivo à atenção ao desperdício de alimentos, por exemplo e geração de resíduos poluentes (como talheres plásticos). 

Assim, também chamado de ecodelivery, esse tipo de entrega tem atraído a atenção de consumidores brasileiros, que estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental do consumo. 

Receber pedidos sem plástico, por exemplo, é um desejo de 72% dos consumidores ouvidos pela pesquisa Percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery, realizada em março de 2021. 

A pesquisa foi realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela ONG Oceana.

Qual a importância de investir em delivery sustentável?

Mudanças climáticas, aquecimento global e desmatamento são temas urgentes com os quais governos e sociedade em geral vêm lidando nos últimos 30 anos. 

Mas o Brasil ainda está longe de alcançar as metas de sustentabilidade. O país produz mais de 78 milhões de toneladas de lixo por ano, sendo 13,5% de plástico, e recicla apenas 1,2%. 

O dado sobre reciclagem faz parte do estudo Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). 

Por isso, a importância de se investir no delivery sustentável. 

Sendo assim, adotar uma entrega mais limpa e ambientalmente correta, além de ser bom para o planeta, é um diferencial competitivo para as empresas. 

Isso porque 87% dos consumidores brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis, e 70% não se importam de pagar mais por isso. 

A conclusão é do estudo da Union + Webster, de 2019, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). 

Benefícios do delivery sustentável

São vários os benefícios do delivery sustentável, que atingem todos os envolvidos no processo: ganham os consumidores, o  meio ambiente e os negócios. 

Outro fator positivo  é a redução das emissões de CO2 e demais Gases do Efeito Estufa (GEE), uma vez que no delivery sustentável são usados meios de transporte que não poluem. 

Dessa forma, por não poluírem, a pegada de carbono desses meios de transporte é praticamente nula. 

A Pegada de carbono é o que  mede emissões de gases estufa a partir do ciclo de vida de um produto, processos ou serviços que chegam na atmosfera e, então, são convertidos em carbono.

Bicicleta, bicicleta elétrica, patinete, motos elétricas são alguns modais não poluentes aptos para a realização de entregas em pequenas, médias e longas distâncias

Eles só não emitem CO2 como também são mais econômicos do que veículos convencionais.  

Além disso, trocar embalagens plásticas por embalagens de papel e papelão, pode ajudar a diminuir o volume de plástico que vai parar em lixões, aterros, nas ruas e nos oceanos. 

Nesse sentido, o papel leva de três a seis meses para se decompor, enquanto o plástico precisa, em média, de 400 anos ou mais. 

5 práticas de delivery sustentável

Aderir ao delivery sustentável torna uma empresa mais competitiva, ambientalmente responsável e econômica. 

Para isso, existem práticas que podem ser adotadas para entregas ecologicamente corretas. 

Assim, elencamos cinco práticas para um delivery sustentável. Veja quais são abaixo. 

  1. Optar pelo uso de meios de transporte não poluentes, como bicicleta, bicicleta elétrica, patinete, moto elétrica e drones;
  2. Substituir embalagens plásticas por papel, papelão e materiais alternativos biodegradáveis e de fontes renováveis, como bambu e a mandioca; 
  3. Adotar a logística reversa sempre que possível; 
  4. Fazer parcerias com cooperativas de reciclagem;
  5. Perguntar ao cliente quantos e quais itens descartáveis ele vai precisar para evitar o excesso. 

Modais que estimulam o delivery sustentável

Modais não poluentes são os principais meios de transporte para a realização de coletas e entregas no delivery sustentável. 

Esses veículos são as bikes, bikes elétricas, patinetes e motos elétricas, por exemplo. 

Eles não emitem CO2, são econômicos, promovem agilidade, têm preços acessíveis e ajudam a diminuir congestionamentos. 

As motos elétricas, por exemplo, são uma opção viável tanto do ponto de vista da sustentabilidade como no de economia, já que reduzem gastos e não emitem CO2. 

Pioneiro no uso de motos elétricas no delivery, o iFood tem como meta realizar 50% das entregas em modais não poluentes, até 2025, por meio do programa iFood Regenera. 

5 dicas para apoiar delivery sustentável

Consumidores têm papel fundamental para a adoção e consolidação de práticas sustentáveis no delivery, fazendo escolhas conscientes em prol do meio ambiente. 

Muitos acreditam, inclusive, que deve haver comprometimento das empresas nesse sentido. 

Segundo a pesquisa do Ipec, 77% dos consumidores entrevistados acreditam que os aplicativos deveriam se comprometer publicamente com metas de redução de itens plásticos.

Portanto, confira cinco dicas para apoiar o delivery sustentável. 

  1. Opte por fazer pedidos em app e restaurantes que usam meios de transporte não poluentes, como bikes e bikes elétricas; 
  2. Dispense talheres, copos, canudos e outros itens descartáveis; 
  3. Sempre que possível retorne garrafa de vidros e plásticos aos estabelecimentos; 
  4. Planeje suas compras para evitar desperdícios; 
  5. Pesquise e encontre empresas sustentáveis. 

Delivery sustentável e iFood

O delivery sustentável é uma questão prioritária no iFood. Até 2025, a foodtech quer ser uma empresa neutra em emissão de CO2 e fazer 50% das entregas com modais limpos.

Com o iFood Regenera, programa de impacto ambiental positivo, o iFood quer zerar o impacto ambiental das suas entregas. 

Isso tem sido feito por meio do investimento em veículos elétricos e iniciativas de pesquisa e  desenvolvimento de embalagens sustentáveis para substituir o plástico. 

Uma dessas iniciativas é o programa Amigos da Natureza, que convida os restaurantes parceiros a fazer parte da iniciativa para reduzir o uso do plástico. 

A ação já tem dado resultados impressionantes. 

Assim, basta ver os números de entregas sem plásticos: 100 milhões em oito meses, envolvendo 82% dos clientes, que dispensaram itens plásticos.

 Por fim, isso evitou o uso de 925 toneladas de plástico com as refeições. 

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