Desde setembro, 80 entregadores e entregadoras que atuam no app do iFood, de todas as regiões do Brasil, ganharam uma bolsa para estudar desenvolvimento back-end em um curso especial, totalmente planejado para eles, no Potência Tech —plataforma que reúne cursos gratuitos, oferta de bolsas de estudo e apoio para ingressar no mercado de trabalho.
Pela primeira vez, o Potência Tech oferece um curso de programação 100% dedicado a esses profissionais, criado para atender às necessidades dos entregadores e das entregadoras, com uma estrutura para estimular a participação e o engajamento.
Um exemplo: o horário das aulas online, que são transmitidas em tempo real, foi planejado para coincidir com os momentos de menor movimento de entregas para que os entregadores e as entregadoras possam conciliar estudos e trabalho. A estratégia funcionou: no primeiro mês de curso, a média de presença dos alunos nas aulas foi de 96%.
Ao longo de 30 semanas, os alunos vão participar de 550 horas de aulas ao vivo, ministradas pela Cubos Academy, parceira do iFood em educação. A previsão é que o curso seja finalizado em maio de 2023.
Depois de formados, os entregadores e as entregadoras poderão participar do banco de talentos do Potência Tech, uma plataforma que conecta profissionais de tecnologia, de grupos sub-representados da sociedade, com empresas que possuem vagas na área. “O compromisso do iFood com a educação prevê formar e também empregar”, explica Roberta Piozzi, coordenadora de Educação Tech do iFood.
A iniciativa, explica Roberta, faz parte do compromisso público do iFood de formar e empregar, até 2025, 25 mil pessoas em tecnologia, vindas de grupos sub-representados nesse setor e de baixa renda. “O iFood não quer ser apenas a porta de entrada para os entregadores, mas, também, um caminho para outras oportunidades”. No mercado, um curso semelhante custa atualmente, em média, R$ 20 mil.
Educação em tecnologia impactando vidas
Bruno Pilla é um dos entregadores que estão participando dessa turma do Potência Tech. Ele começou pelo bootcamp Java Beginners e já percebe o impacto do aprendizado do curso de back-end para alcançar seus objetivos. “Estou gostando muito da equipe, do conteúdo e da metodologia. Sem dúvidas está sendo um divisor de águas”, afirma Bruno.
Para Maurício Alves, entregador do iFood desde 2019, a bolsa para o curso de back-end chegou no momento certo. “Eu estava procurando um curso para fazer. A oportunidade de estudar gratuitamente em uma formação que, geralmente, tem um valor alto, me ajudou muito nessa busca por me especializar.”
Uma especialização na área da programação pode oferecer boas oportunidades no mercado de trabalho. “A formação em tecnologia é uma das mais democráticas que temos hoje: os salários são altos e existe uma grande demanda desses profissionais no mercado”, explica Roberta.