Diversidade social traz crescimento à sociedade e às empresas

Saiba como esse conceito vem ganhando importância também no mundo dos negócios e no iFood

A diversidade social é a forma como a sociedade acolhe a multiplicidade em suas mais diferentes formas, em prol dos objetivos comuns para o desenvolvimento sustentável. Além de ser um tema relevante no mundo, ela tem papel importante também no iFood, alinhando-se com as metas de inclusão da empresa.

E também é um instrumento de impacto positivo e transformação social com os quais o iFood tem promovido diversos programas e iniciativas alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com as diretrizes do Pacto Global, acordo corporativo de desenvolvimento sustentável, do qual a empresa é signatária. 

Neste guia, vamos falar sobre diversidade social, sua importância, sua relação com a inclusão e a cultura e como o iFood tem promovido esse valor. 

Antes de mais nada, vamos entender o que é diversidade social

Esse termo é usado para descrever a forma pela qual uma comunidade, sociedade ou organização aproveita a diversidade para alcançar um objetivo comum. 

Uma comunidade socialmente diversa pratica compreensão e respeito por diferentes ideias e perspectivas, acolhendo a todos.  

A diversidade social traz progresso social à sociedade em razão das diferentes formas pelas quais nos diferenciamos uns dos outros. Pluralidade significa desenvolvimento e expansão. 

Tipos de diversidade social

Há diferentes tipos de diversidade social nos muitos setores da vida em sociedade. Grupos protegidos por lei, como os povos indígenas, são exemplo de diversidade social no país.  

Veja os três tipos listados em um artigo da Harvard Business Review

Demográfica

A diversidade demográfica refere-se às identidades de origem, ou seja, características quantitativas da população, como raça, etnia, gênero, idade, orientação sexual e outras. 

Experimental 

A diversidade experimental é aquela que tem relação com nossas experiências, afinidades, hobbies, habilidades e interesses, que moldam nosso campo emocional. 

Cognitiva 

A diversidade cognitiva está ligada ao modo como lidamos com os problemas e como pensamos a respeito das coisas. 

Entenda as relações entre diversidade e inclusão social

A diversidade social é uma parte importante da inclusão social, por meio da qual ela pode se desenvolver plenamente em uma sociedade. 

Entre as pessoas, as empresas ou as organizações inclusivas, ela é plenamente aceita, incentivada, acolhida, desenvolvida e mantida para o presente e o futuro das gerações. 

Diversidade e inclusão caminham lado a lado para o desenvolvimento social e econômico, especialmente após a crise global, ocorrida pós-pandemia de Covid-19 no mundo todo. 

Qual a relação entre diversidade cultural e social?

A relação entre diversidade cultural e social é de reciprocidade, visto que os diferentes elementos da cultura precisam de um espaço socialmente diverso para poder existir. 

Segundo a Declaração sobre a Diversidade Cultural, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária quanto a diversidade biológica para a natureza.

Ou seja, a variedade e diferenças entre culturas é fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade quando encontra a diversidade social em seu pleno desempenho. 

Como o iFood atua em relação à diversidade social?

O iFood tem metas para a promoção da diversidade de gênero e de raça, além de iniciativas para promover a inclusão e o empoderamento de seus funcionários.  

Esse compromisso com a diversidade e a inclusão tem sido reconhecido; um exemplo é que, em 2022, a empresa recebeu o prêmio Diversidade em Prática devido a suas ações de Diversidade e Inclusão. 

O iFood tem diversos programas de diversidade, nos quais promove, por exemplo, uma maior inserção de mulheres, jovens e negros no mercado de trabalho. 

O iFood tem, hoje, mais de 5.000 colaboradores e a meta de terminar o ano de 2023 com 50% de mulheres em cargos de liderança (e 35% em postos de alto comando) e com 30% de pessoas negras na liderança (e 40% de colaboradores negros).

Além disso, o iFood assinou o Pacto de Promoção da Equidade Racial —em 2020, a empresa já havia assinado o Compromisso de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres.

5 dicas para investir em diversidade social nas empresas 

Para investir em diversidade social nas empresas é necessário um esforço de todos, em especial de lideranças, CEOs, gerentes, que têm a missão de mostrar a importância do tema. 

Veja abaixo 5 dicas de como fazer isso: 

  • Esteja ciente dos vieses políticos, culturais, religiosos de seus colaboradores e trabalhe para que sejam eliminados preconceitos e discriminações. 
  • Promova a equidade salarial. Pesquise e analise quais as diferenças salariais e em quais grupos de colaboradores elas acontecem. 
  • Desenvolva programas de treinamento estratégico de assuntos diversos como diferenças culturais, identidade, como lidar com conflitos etc. 
  • Facilite a participação de colaboradores em grupos que promovam a conexão com diferentes expressões culturais. 
  • Dialogue com a comunidade, promovendo debates, encontros, reuniões e eventos de interesse comum.
Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas