Empresas formam maior parte de profissionais em tecnologia

Pesquisa da Endeavor mostra como as companhias estão investindo em educação e diversidade na área

Encontrar novos talentos na área de tecnologia é um dos principais desafios para o ecossistema de inovação no Brasil. A falta de profissionais para preencher as vagas que estão abertas já é um fenômeno conhecido como “apagão tecnológico”.

Por causa disso, o país pode ter, em 2025, um déficit de 797 mil profissionais na área, de acordo com o último estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) sobre o tema.

Para resolver esse problema, as empresas investem em capacitação. Hoje, elas são responsáveis por 42% das iniciativas de formação de novos profissionais na área de tecnologia no Brasil, aponta a pesquisa “Futuros possíveis: profissionais de tecnologia em empresas e organizações”, realizada pela Endeavor com patrocínio do iFood.

A maioria desses cursos (81%) é de curta ou média duração e gratuito (77%). Outras ações adotadas são a oferta de bolsas de estudo (19%) e mentorias (16%). Entre elas, a maioria (60%) é  realizada em parceria —especialmente entre edtechs e empresas (22,73%).

“Considerando a quantidade de cursos e demais iniciativas já existentes, há caminhos para que haja ainda mais cooperação entre setor privado, terceiro setor e setor público”, relata o estudo.

Investimento em diversidade

Outro dado interessante da pesquisa é o de que 38% das iniciativas têm como objetivo a promoção da diversidade no setor de tecnologia. Entre elas, a maior parte reconhece que é importante desenvolver também habilidades socioemocionais e oferece essa formação.

Segundo a Endeavor, ainda há espaço para melhorar. “A inclusão de grupos minorizados no setor de tecnologia é uma oportunidade que temos como país, por isso entendemos que essa questão pode estar no cerne das iniciativas por meio de ações complementares à formação técnica”, aponta o documento.

O estudo também apresenta o Potência Tech, do iFood, como case por apoiar a formação de profissionais de tecnologia com cursos gratuitos e bolsas de estudos e dar apoio à carreira e à entrada no mercado de trabalho.

O Potência Tech é uma plataforma que busca trazer mais pessoas de grupos sub-representados e de baixa renda para o universo da tecnologia. Essa é uma das ações do iFood para apoiar o compromisso da empresa de formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados na área de tecnologia. 

Até hoje, mais de 50 mil pessoas de perfis sub-representados ou de baixa renda já se inscreveram no Potência Tech. Mais de 28 mil bolsas já foram concedidas, e mais de 1.900 pessoas conseguiram se colocar no mercado com ajuda do programa.

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