Em 2021, o iFood se tornou a primeira empresa brasileira de tecnologia especializada em delivery a assinar o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), a maior iniciativa corporativa pelo desenvolvimento sustentável do mundo, que teve a adesão de mais de 12 mil companhias de 160 países.
Essa iniciativa está em sintonia com o alinhamento das ações de impacto ambiental da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são as 17 metas traçadas por 193 líderes mundiais para resolver os principais desafios sociais e ambientais do planeta até 2030.
Além de aderir ao Pacto Global, o iFood assinou outros compromissos com a ONU. Confira, a seguir, quais são eles:
Diversidade racial
Com o objetivo de ter 40% de pessoas negras na contagem geral de funcionários e 30% na liderança até 2023, o iFood assinou o Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa inédita no mundo e apoiada pela ONU para combater o racismo no Brasil.
A iniciativa busca revolucionar a forma como as instituições de combate ao racismo pretendem solucionar o problema da equidade racial no país, propondo que as empresas revisem sua cultura interna e reformulem pontos necessários para incluir, de fato, a população negra em posições formais de trabalho e cargos de liderança.
Inclusão de mulheres
O iFood também se tornou signatário do Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), composto por sete princípios propostos pela ONU para orientar empresas no caminho rumo à igualdade e equidade de gênero no mercado de trabalho.
Esse pacto tem como objetivo orientar sobre empoderamento feminino no mundo corporativo, e dialoga diretamente com a meta do iFood de, até 2023, ter 50% de mulheres na liderança e 35% na alta liderança.
Compromisso #DeLivreDePlástico
Em parceria com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e Oceana, o iFood firmou um compromisso para reduzir o uso de plástico descartável nas entregas e, assim, contribuir para a redução da poluição dos oceanos. Entre as metas, um dos objetivos é reduzir em 50% embalagens de uso único nas operações.
Para isso, o iFood Regenera, programa de metas ambientais que tem como objetivo reduzir a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de carbono até 2025, busca soluções para embalagens sustentáveis, pontos de coleta de recicláveis e ferramentas no aplicativo de delivery que dão a opção aos usuários de escolher se querem ou não receber talheres e canudos plásticos.
Conheça o iFood Regenera, iFood Decola e iFood Inclui: os três pilares da empresa para gerar impacto positivo na sociedade por meio de ações pelo meio ambiente, educação e inclusão.