Os frutos das ações do iFood para proteger o meio ambiente

Em seu primeiro Relato de Impacto Socioambiental, iFood revela os resultados de suas ações de sustentabilidade em 2021 e 2022

Em setembro, o iFood divulgou o Relato de Impacto 2021, seu primeiro relatório de ESG (governança ambiental e social). O documento reúne as ações e os resultados da empresa nas áreas de educação, meio ambiente e inclusão a partir de março de 2021 —e você pode acessar o PDF online, na versão completa ou na resumida.

Nesta reportagem —a segunda da série sobre o Relato de Impacto—, o iFood News vai mostrar as iniciativas do iFood na área de meio ambiente, que tem como foco o compromisso público da empresa de acabar com a poluição plástica do delivery e tornar-se neutro na emissão de carbono até 2025 (com ao menos 50% das entregas sendo feitas em modais não poluentes).  

Esse propósito está alinhado com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 13 da Organização das Nações Unidas: a ação contra a mudança global do clima. “A preocupação com o meio ambiente é intrínseca à nossa operação, com foco em reduzir as emissões de CO2 dos veículos usados nas entregas e o volume de plástico”, afirma André Borges, head de sustentabilidade do iFood. “Queremos deixar o planeta em uma condição melhor do que a de hoje.”

Por isso, ele escala os modais não poluentes e o desenvolvimento de embalagens sustentáveis para o delivery como duas frentes promissoras nas ações do iFood em relação ao meio ambiente. “Muitas empresas estão falando em ser carbono neutro. Onde podemos fazer a diferença é no uso de inovação e tecnologia para deixar a nossa marca nesses grandes projetos.”

Os resultados obtidos no relatório deixam André otimista. “Foi um ano em que focamos em colocar os projetos de pé e descobrir novos parceiros. O que me deixou mais satisfeito foi descobrir caminhos promissores para chegar aos nossos objetivos. Agora temos boas opções em mãos para agir e ganhar escala e potencializar os resultados”, diz.

O que o iFood está fazendo pelo meio ambiente?

Entregas neutralizadas

Desde julho de 2021, todas as entregas feitas pelo iFood são neutras em emissão de gases poluentes. Ou seja, quando o pedido chega até você, toda a emissão de poluentes daquela entrega já foi compensada antecipadamente. Como? O iFood calcula o volume de emissões de acordo com a expectativa de vendas e adquire créditos de carbono para neutralizá-las.

Modais não poluentes

A Tembici e o iFood criaram juntos o iFood Pedal, o primeiro serviço do mundo de aluguel de bicicletas (tradicionais ou elétricas) exclusivo para entregadores. Esse sistema de compartilhamento já é usado por 15 mil entregadores em todo o país. 

Juntos, eles fizeram 5,7 milhões de entregas pedalando, o que evitou a emissão de mil toneladas de CO2 na atmosfera. “O iFood Pedal mostrou números relevantes e está se estabelecendo como uma boa aposta da empresa”, comenta André. “É um projeto maduro.”

Além disso, em 2022, o iFood lançou uma moto elétrica projetada com a VOLTZ exclusivamente para entregadores. “Até agora ela teve uma boa aceitação e aqueceu esse mercado no Brasil”, diz André. “Nossa meta era que o entregador conseguisse pagar a mensalidade da moto com a economia que faria com a gasolina. E a gente conseguiu com a VOLTZ.”

No mesmo ano, a empresa se tornou a primeira das Américas a usar drones no delivery. Ambos se uniram à robô ADA, desenvolvida em parceria com a Synkar e que usa inteligência artificial para agilizar entregas.

Redução do uso de plástico

Desde junho de 2021, quem pede no app do iFood tem a opção de dispensar o envio de garfos, colheres, facas, canudos e outros itens plásticos na entrega, uma iniciativa da campanha “Amigos da Natureza”. Resultado: mais de 200 milhões de pedidos já foram entregues sem esses itens a mais de 36 milhões de brasileiros (o que significa 510 toneladas a menos de plástico a descartar).

Embalagens sustentáveis

Em parceria com a Suzano, o iFood lançou o desafio “Embalagem do Futuro” para incentivar o desenvolvimento de novos moldes de embalagens sustentáveis para o delivery. No iFood Shop já existe uma seção especial onde os restaurantes podem comprar as embalagens sustentáveis. “O nosso sonho grande é ter uma embalagem sustentável que seja mais barata do que a de plástico”, revela André.

Apoio à reciclagem

Para incentivar as pessoas a reciclar, o iFood implantou 80 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. Essa iniciativa busca fortalecer a cadeia de reciclagem e dar o destino correto ao lixo. Além disso, a empresa adotou o “Recicla BOT”, uma ferramenta de educação ambiental construída pela parceria com a triciclos para tirar dúvidas sobre reciclagem. 

Reciclagem de Bags

O projeto Já Fui Bag, realizado em parceria com a Greening e a Retalhar põe a logística reversa em prática: quando acaba a vida útil da bag, ela não vai para o aterro —vira outros produtos. Com isso, 157.058 bags já foram recuperadas.

Oceano sem plástico

Em julho de 2021, o iFood assinou o compromisso público de reduzir plásticos descartáveis nas entregas,o #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos.

Financiamento de projetos

O iFood é co-financiador do XPrize, líder global na realização e operação

de programas de incentivo para resolver grandes desafios da humanidade

nas áreas de espaço, oceanos, aprendizagem, saúde, energia, meio

ambiente, segurança, transportes e robótica.

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